segunda-feira, 3 de março de 2008

Bem-vindos à 5ª Ordem!

Se há profissões transparentes a nossa é uma delas! Somos aqueles tipos que estar ou não estar, à primeira vista, pouco importa, se calhar até seria bem melhor que não estivéssemos e que deixássemos o público desfrutar, no nosso caso do São Carlos, livremente, literalmente “ ao gosto do freguês” em vez de o recebermos com um rasgado sorriso de boa noite (ainda que seja uma matiné primaveril num dia soalheiro) implorando para o sentar, como se o tal público não fosse capaz.
Mas apesar desta aparência menor, à primeira vista, arriscamo-nos a dizer que somos os mais importantes nesta centenária casa de espectáculos lisboeta! Sem nós, arrumadores, ou para os mais pomposos, assistentes de sala (visto que assistimos a sala, será?), seria impossível a realização de eventos culturais tão grandiosos como as “nossas” óperas pois, para além da nossa radiosa alegria que contagia este tão selecto público, somos aqueles que, com maravilhosos e delicados gestos, abrimos camarotes, vendemos libretos, resistimos heroicamente dentro de bengaleiros perfumados por pó e eau de toilette da terceira idade e ainda, e cheios de esforço para mantermos a nossa postura séria, proibimos a recolha de imagens fotográficas no interior do teatro.
É para nós, para estes heróis, que criámos a 5ª Ordem. Para que possamos expressar-nos, dizer o que nos vai na alma, tecer a nossa opinião sobre as récitas realizadas no teatro, postar e comentar os artigos dos outros, e porque não divertirmo-nos um pouco, já que mal nos vemos fora daquela distinta casa.

Sejam bem-vindos, e bem-vindo seja aquele que vier por bem!
João

1 comentário:

Sandra disse...

Muito bem Sr. João, temos de facto a profissão mais transparente do mundo, achas que é por isso que quando lhes damos as boas noite, normalmente não temos resposta? Acho que devias divulgar o blog no Programa da temporada, porque se o sr. que ontem reclamou por não lhe terem dito que era uma versão concerto tivesse lido o "nosso" blog escusava de ter comprado uma fila B na plateia e pedido o reembolso dos "60 euros que paguei!"